sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma coleção de cirurgias

Foto: Marina em procedimento cirúrgico, dia 22.09.2010

   Um é pouco, dois é bom, três é demais? Pra Marina, não mesmo. Foram 4 cirurgias até que terminássemos a maratona de procedimentos cirúrgicos.
  Dia 08 de setembro, já pertinho dos 4 meses, começamos pelo olhinho esquerdo. A solução para ela, em razão da catarata, era retirar o cristalino de ambos os olhos, porque estavam manchados e impediam a passagem de luz. 
  A idéia da cirurgia era a de liberar o campo visual, para que o cérebro,  responsável pelo armazenamento das imagens captadas pelo olho, fosse perfeitamente estimulado.
  Deu tudo certo, com alguma tensão minha e do pai dela por conta da aparência horrorosa que ficou em nossa amadinha. Imagina só olhar pra tua filha e ter a sensação de que ela foi esmurrada?
 Esperamos pacientemente por alguns dias até que passasse aquele vermelhão dentro do olhinho e o inchaço da pálpebra, torcendo pra que os medicamentos cumprissem o papel esperado, ou seja, controlar a inflamação e evitar a temida infecção.
 Com tudo certo, partimos para a cirurgia do olho direito, dia 22 de setembro (foto). Reprise daqueles dias preocupados, daquele inchaço que a gente só vê em olho de boxeador golpeado, daquela expectativa de que a Marina se recuperasse rápido.
 Mais uma vez, nossa pequena Marina mostrou a força que tinha. Com certeza  fui eu e o pai dela que sofremos mais, apavorados com todos os riscos que envolviam as cirurgias e o pós-cirúrgico. Ela, pelo contrário, sempre mantinha a carinha de paisagem...
 E depois de um mês, numa das consultas de revisão com a oftalmologista, nossa pequena Marina nos surpreendeu com algo que eu já não esperava mais: uma nova catarata. 
  Mas como? Depois de tanto tempo? Sim, era possível, e estava cotado dentre os riscos do pós-cirúrgico, que é conhecido no meio médico como catarata secundária (basicamente significa ter um nova mancha em outra parte do olho). No caso da Marina, a cápsula posterior do olho direito (a "bolsinha" que  deve guardar o cristalino) se amarrotou toda e por isso virou uma mancha no campo de visão. 
  Era dia 17 de novembro. A corajosa Marina foi-se mais uma vez para o bloco cirúrgico, mais fortinha que antes, porque já tinha 6 meses. Todos do hospital receberam-na carinhosamente, como se fosse uma velha conhecida. 
  E assim, como se a gente estivesse fazendo uma visita a velhos amigos, encerramos a etapa de intervenção nos olhinhos da Marina. 
  Até agora não há nenhum sinal de que possamos passar por algum novo susto.   Espero que continue assim!
  A quarta cirurgia (da laringe) vou falar noutro tópico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário