domingo, 5 de dezembro de 2010

A evolução dos bebês - aproveite as dicas de estimulação!


Foto: Marina fazendo estimulação motora,
com a fisioterapeuta Patrícia Filter, em 01.12.2010

  "Nas primeiras semanas de vida, o nenê já dá provas de que é mais esperto do que imaginamos. Fica todo contente quando a mamãe está por perto e chega a segui-la com os olhinhos, mesmo que só consiga enxergar alguns vultos. Ele nasce totalmente dependente, mas cada movimento que consegue fazer é um esforço e uma etapa vencida em direção à autonomia. Para avaliar esse desenvolvimento, os médicos utilizam parâmetros neuropsicomotores. No entanto, Mauro Muszkat, neuropediatra da Universidade Federal de São Paulo, lembra que cada criança tem seu ritmo. "As condições sociais da família, a influência dos irmãos, o estímulo recebido dos pais e a própria constituição individual da criança influenciam muito nessa evolução", explica Muszkat. Por isso mesmo não é preciso entrar em desespero se seu bebê ainda não engatinha ou não faz as mesmas coisas que o filho da vizinha da mesma idade. Por outro lado, é bom conhecer as fases do desenvolvimento dos pequenos determinadas pelos especialistas. "Esteja sempre atenta aos movimentos do nenê e relate ao pediatra qualquer anormalidade", alerta Luiz Celso Pereira Vilanova, professor adjunto do setor de Neurologia Infantil da Unifesp. Conheça as principais etapas do processo motor e as dicas para que você possa ajudar seu pequeno na medida certa.

    Abrir os olhos
   Desde que o bebê nasce, consegue levantar as pálpebras. Porém, a claridade ainda o incomoda (lembre que ele passou nove meses no escurinho do útero materno). Então pode levar alguns dias até que consiga permanecer com os olhos abertos. E mesmo assim ainda precisará vencer o soninho que o faz dormir umas 18 horas por dia. É bem comum vermos os recém- nascidos abrir um olhinho, fechá-lo e depois de algum tempo abrir o outro e fechá-lo em seguida também. Isso acontece porque ele ainda não coordena direito esse movimento. Mas no final da primeira semana a criança já consegue manter os olhinhos abertos por um pouco mais de tempo.
  Para estimulá-lo: coloque seu rosto bem próximo do campo de visão do nenê para que ele a focalize. Mantenha- se a uns 20 centímetros de distância e converse suavemente com ele.
Toda vez que a criança sorrir, converse com ela e demonstre que você também está feliz. Assim o nenê vai utilizar mais esse recurso para se comunicar

   Segurar o dedo do adulto com firmeza
Os pediatras chamam esse gesto de reflexo da preensão. Os dedos dos recém-nascidos se fecham instantaneamente quando a palma da mão deles é tocada por um dedo. O mesmo acontece com os dedos dos pés. Basta você encostar levemente na sola que os dedinhos se contraem. O reflexo de preensão geralmente termina por volta do quinto mês de vida.
   Para estimulá-lo: abra delicadamente os dedinhos das mãos, um a um, e massageie a sola do pé do pequenino para que ele comece a perceber as sensações nos membros inferiores e superiores.

   Sorrir para quem conhece
  O tão esperado sorrisinho ocorre com cerca de 1 mês e meio de vida. Você certamente saberá diferenciá-lo dos esboços anteriores, pois esse é pra valer. Os olhos do bebê se fixam na mamãe ou no papai, e pronto! Alguns chegam a mostrar a banguela. Depois que o nenê aprende a se expressar sorrindo, esse gesto vira sua marca registrada para demonstrar contentamento. E o pequenino pode até rir para qualquer um. Passado o segundo mês, ele se torna mais seletivo e sorri em geral apenas para quem conhece.
  Para estimulá-lo: toda vez que a criança sorrir, converse com ela e demonstre que você também está feliz. Dessa forma ela utilizará cada vez mais esse recurso para se comunicar.

   Sustentar o pescoço
   Entre o primeiro e o segundo mês, o pequeno já faz um esforço danado para tentar erguer a cabeça. Alguns chegam até a ficar coradinhos com o exercício. Não se assuste se você der os dedos para seu filho agarrar e ele resolver usá-los como barra de apoio para tentar levantar a cabeça.
   Para estimulá-lo: quando colocar o nenê no carrinho, incline um pouco o assento e converse bem próximo ao rosto dele de forma que o pequeno tente se aproximar de você.

    Agarrar objetos
  Por volta do final do segundo mês e começo do terceiro, o bebê une as habilidades anteriores para uma etapa importante de seu desenvolvimento: segurar objetos. Se um brinquedo de pano macio for colocado bem perto de suas mãozinhas, ele provavelmente irá olhá-lo por alguns segundos e, em seguida, agarrá-lo com firmeza. Como ainda não tem coordenação motora apurada, pode ser que deixe o objeto cair na primeira sacolejada que dê no objeto. Depois dessa experiência ele tentará agarrar tudo o que lhe parecer atraente e interessante.
   Para estimulá-lo: móbiles em cima do berço são uma festa para os pequenos, que se distraem tentando agarrar os bonecos. Dê vários bichinhos macios para que o nenê exercite a pegada e conheça outras texturas."



    Fonte: Patricia Boccia, Revista Meu Nenê, Vol 85.


Nenhum comentário:

Postar um comentário