domingo, 5 de dezembro de 2010

Estimulação para seu bebê etapa por etapa

   Adorei as dicas de uma mamãe blogueira e divulgo. Não havia indicação da fonte, mas está bem de acordo com o material que tenho lido da evolução dos bebês.
    Então vamos garantir estimulação aos nossos bebês! 



A FALA
AS MÃOS
O CORPO
ETAPA I
5 dias a 2 meses      
• Acudir quando chora
• Satisfazer rapidamente suas necessidades
• Cantar para ele

• Dedo na mão
• Suspender a mão com o dedo índice
• Cócegas na palma da mão

• Beijá-lo
• Abraçá-lo
• Balançá-lo nos braços
• Acariciá-lo
• Massagear o corpo
• Conversar fazendo contato sobre a pele

ETAPA II
1 mês a 7 meses
• Acalmar o choro com as palavras
• Limpá-lo e alimentá-lo sempre que ele precise
• Responder suas palavras,seu "AGU"  (alegria), mimá-lo

• Jogos de dar e soltar
• Objetos caseiros que possam pegar (colher de pau, garrafa de plástico vazia, etc)
• Fantoche
• Fechar   as mãos dele com carinho

• Banho e brinquedos
• Massagem antes e depois do banho
• Cócegas
• Carícias
• Assoprar suavemente o seu corpo
ETAPA III
4 a 14 meses
• Colóquio: sons e palavras
• Repetição dos seus sons
• Alegria pelos seus sons
• Responder a seus sons

• Brinquedos flutuantes
• Brinquedos incitadores
• Brinquedos para tirar (que não machuquem)

• Bebê leva tudo à boca, descobre o tato
• Bonecos de goma ou plásticos
• Pelúcias
• Brinquedos de pano
• Colcha patchwork
• Objetos para cachorros
• Brinquedos rugosos, lisos, de várias texturas

ETAPA IV
6 a 24 meses
• Diálogo afetivo em seu vocabulário
• Perguntas breves: está bom?
• Responder as suas poucas palavras

• Brinquedos do tamanho de uma mão
• Cubos, recipientes, etc. Brincar de imitar: bater palminha, dar, etc.
• Colocar e tirar (pegar biscoitos)

• Brinquedos de três dimensões
• Cubos de empilhar
• Palmas e palmadinhas
• Controlar os objetos de casa, porque leva-se tudo para a boca
• Brinquedos flutuantes (diferentes texturas)

ETAPA V
9 a 36 meses
• Conversação
• Não corrigir defeitos
• Muitos temas breves.
• Responder (que?)
• Participação nos contos inventados
• Bonecos: diálogo afetivo

• Massinha
• Brinquedos grandes de encaixe
• Martelo de brinquedo
• Parquinho-areia-baldes para a água.
• Tabuleiro
• Comer e beber sozinho
• Instrumentos musicais

• Quebra-cabeças simples. Encaixes de forma geométrica
• Tabuleiro grande com marcadores
• Jogos com areia, barro e água
• Massinha (pressão)
• Jogos de ação ("Este saiu de passeio...")

ETAPA VI
18 a 72 meses
·   Conversação
·   Não cortar a imaginação
·   Cantar canções.
·   Canções inventadas
   Corrigir ignorando suas faltas
• Conceitos espaciais (Pegar isto e colocar em...)
• Tesoura, quebra-cabeça, encaixes
• Pintar.
• Massinha
• Moldes de areia, escavar terra
• Tabuleiro

• Jogo de conceitos: duro,suave, áspero, liso...
• Quebra-cabeça e jogos
• Jogo de encaixar
• Jogos de pinça
• Recortar e colar

Um comentário:

  1. Oi Érika,
    Não sei se tu te lembra de mim, sou a Elenara, fiquei um tempo no coral, fui na tua casa um dia ensaiar... Enfim, fiquei super emocionada com o teu depoimento sobre a Isadora, impossível não chorar... Eu também tenho uma princesinha de 6 meses, a Sofia, nasceu dia 19 de maio de 2010! Também tivemos alguns problemas de início... Eu desejava muito a minha pequena, e não conseguia entender, como podia eu querer tanto ela e ao mesmo tempo ter a iumpressão de que após o nascimento dela a minha vida tinha acabado... Foi aí que meu marido e eu percebemos que algo estava errado e tive o diagnóstico de depressão pós parto... Foi terrível, mas com ajuda do terpeuta, e de medicação, aos poucos fui melhorando, e hoje posso dizer que sou plenamente feliz com a minha pequena gorducha nos braços! Parabéns pela tua força e coragem!! Tua filhota é muito fofucha!! Ah, eu bem desconfiei que era ela quendo vi a propaganda do vida e saúde!! Abração!

    ResponderExcluir