quarta-feira, 16 de março de 2011

A desdentada

   Esperei alguns dias para escrever sobre as fotos da Marinoca desdentada, achando que finalizaria o texto com a fotinho dos primeiros dentes...

   Que nada...ela morde e morde incansavelmente tudo o que encontra pela frente, da perna dos óculos aos dedos do pé, mas os dentinhos tão esperados nem querem saber de aparecer.

   Se tivesse escrito uma cartinha para uma dessas revistas eletrônicas que respondem todas as dúvidas das mamães de 1ª viagem, imagino que a publicação com a resposta ficaria assim:






    "Minha filha tem 10 meses. Por que ela não tem nenhum dente ainda? Quando nascem os primeiros dentes do bebê e o que fazer para aliviar o desconforto nas gengivas?


    Querida mamãe, não se preocupe. Normalmente os primeiros dentes irrompem aos 6 meses de idade, concluindo-se a erupção dos dentes de leite até os 3 anos. Ao todo, são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo, mas não fique surpresa se até o primeiro aniversário de sua filha nenhum dente aparecer ao mundo. É normal um atraso de até 8 meses.


   Os primeiros dentes a aparecer são os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguido pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de 1 ano e meio surgem os incisivos laterais superiores. Então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares.

   Os principais sintomas do aparecimento da primeira dentição compreendem:

·         gengivas doloridas e inflamadas – a dor, desconforto e gengivas inflamadas se explicam pela pressão exercida contra o tecido das gengivas à medida que a coroa do dente rompe as membranas;
·         febre baixa;
·         face quente e vermelha;
·         o bebê pode ficar assado da fralda;
·         salivação abundante - as bochechas do bebê podem ficar vermelhas e rachadas como conseqüência da baba;
·         vontade de morder objetos duros, Seu bebê pode mastigar ou chupar os dedos ou procurar um objeto para morder e mastigar;
·         os padrões de sono e da alimentação alteram-se como o surgir da perda de apetite;
·         irritabilidade e dificuldade em dormir - o bebê em dentição fica facilmente irritado e mais inquieto do que o normal, às vezes acordando de hora em hora durante a noite;
·         constantes choros; e
·         tendência à congestão nasal, que pode levar a resfriados ou infecções de ouvido.

    Dar objetos para morder, como um anel especial para massagear gengivas, ou mordedores com rugosidades, estrias, etc, são uma boa alternativa, porque aliviam à medida que massageiam as gengivas.  Alguns mordedores podem ficar na geladeira, assim o alívio será maior, porque o frio ajuda a confortar a região.

   Uma fralda de pano comum com a ponta embebida em água bem fria também será uma boa solução momentânea.

    Boa sorte!"


    Fonte: Ler aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário